Como Usar no Código
Método de Acesso
-- ✅ ÚNICA forma de acessar variáveis Envs
local valorVariavel = LockSystem.Envs.Get("NOME_DA_VARIAVEL")
Verificação de Existência
-- Sempre verificar se a variável foi definida pelo desenvolvedor
local systemEnabled = LockSystem.Envs.Get("SYSTEM_ENABLED")
if systemEnabled then
print("✅ Sistema controlado: " .. systemEnabled)
else
print("⚠️ Variável SYSTEM_ENABLED não definida pelo desenvolvedor")
-- Usar comportamento padrão
end
Conversão de Tipos
-- Converter para números (níveis, versões, etc.)
local securityLevel = tonumber(LockSystem.Envs.Get("SECURITY_LEVEL")) or 1
local versionRequired = tonumber(LockSystem.Envs.Get("VERSION_MIN_REQUIRED")) or 1.0
-- Converter para boolean (flags de controle)
local function stringToBoolean(str)
if not str then return false end
return str:lower() == "true" or str == "1"
end
local systemEnabled = stringToBoolean(LockSystem.Envs.Get("SYSTEM_ENABLED"))
local debugMode = stringToBoolean(LockSystem.Envs.Get("DEBUG_MODE"))
local maintenanceMode = stringToBoolean(LockSystem.Envs.Get("MAINTENANCE_MODE"))
Valores Padrão
-- Usando valores padrão quando desenvolvedor não definiu a variável
local function getEnvWithDefault(envName, defaultValue)
local value = LockSystem.Envs.Get(envName)
return value or defaultValue
end
-- Exemplos reais de controle de resource
local systemEnabled = getEnvWithDefault("SYSTEM_ENABLED", "true")
local securityLevel = tonumber(getEnvWithDefault("SECURITY_LEVEL", "1"))
local debugMode = getEnvWithDefault("DEBUG_MODE", "false")
local maintenanceMode = getEnvWithDefault("MAINTENANCE_MODE", "false")
-- Sistema robusto que funciona mesmo sem configuração do dev
if systemEnabled == "false" then
outputServerLog("❌ Resource desabilitada pelo desenvolvedor")
return
end
Atualizado